domingo, 7 de dezembro de 2014

Dicas Saudáveis

Intolerância à lactose e receita de Manteiga Ghee.





Olá! Poucos sabem, mas cerca de 70% da população mundial é intolerante à lactose que é o açúcar do leite ou de seus derivados. Se você tem essa intolerância quer dizer que você não consegue produzir ou produz pouco, uma enzima que digere a lactose, portanto causando o acumulo dessa e provocando diarreia, retenção de água, cólicas, excesso de gases entre outros sintomas.

Não confunda intolerância à lactose com alergia à lactose que é uma reação desencadeada pela proteína do leite. Intolerância não é uma doença e sim uma carência do organismo que de início você deve retirar da sua alimentação tudo que tenha lactose até que você se sinta melhor, e depois com o tempo ir reintroduzindo levemente na sua alimentação até  você ver a quantidade que seu organismo suporta, pois sempre tem um limite até que você começa a se sentir mal.

Não sou nenhuma profissional, só estou lhes informando uma coisa com que eu convivo todo dia infelizmente e causa muita indisposição durante o dia todo se eu não controlar minha alimentação.

Aqui vai uma receita de Manteiga Ghee, que aliás já fiz e ficou ótima além de ser sem lactose! (Essa receita peguei da Bela Gil):
Ingredientes:
250 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Deixe no freezer até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.

Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min.
Nível de dificuldade: médio
Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

Aqui vai outra receita da Manteiga Ghee ou Manteiga Clarificada em vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário