quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

The Voice no Brasil: Talento ou "Só Papo"?

Olá!

Hoje quero conversar com vocês sobre um programa com altos índices de audiência no mundo todo: The Voice (Got Talent, Amerian Idol, Britain Talent, The X Factor, etc.). Digo "um programa" porque, na minha humilde opinião, esse tipo de atração nos leva sempre a mesma finalidade: Competição Musical. Só muda o nome, não é verdade?

Pois bem, pra quem não sabe eu (Bruna) canto desde os meus 11 anos (na igreja e em algumas bandinhas de garagem e apresentações escolares). Portanto, é de se imaginar que uma pessoa que começou tão cedo a se interessar por canto consequentemente é uma apreciadora de música, e a resposta é sim!

Pra vocês terem noção, na minha última contagem de músicas da minha HD externa contabilizei mais de 5.500 músicas, ou seja, sim, sou amante de boa música (e também de música ruim, mas só de vez em quando, tá!).

 E é claro que eu acompanho sempre que posso e que tenho tempo esses programas.

Como é bom ver belas vozes em ação! Cada competidor com seu estilo, sua história de vida, sua emoção impressa em cada nota...

Mas, como na vida nem tudo são flores, chegou o dia... chegou o dia em que esse formato de programa veio ao Brasil #medo

Primeiro foi o Ídolos no SBT, depois na Record, teve também o Astros, e por aí vai...

Mas, gostaria de falar especificamente sobre o The Voice Brasil, e deixar pra vocês minha sincera opinião sobre esse programa.



Não sou preconceituosa e respeito e muito quem realmente acha esse programa "o máximo". Também não estou dizendo que não tem cantores bons e talentosos no The Voice Brasil, muito pelo contrário, há, sim, excelentes candidatos, porém esses não são aproveitados da maneira que deveriam.

Ao longo dos episódios vi diversas injustiças (falo de técnica vocal e não de estilo musical) cometidas nesse programa. Óbvio que candidatos bons vão sair, são as regras, mas no Brasil a coisa é um pouco diferente...

Não sei se é a edição, os jurados, os diretores, os produtores... não sei, de verdade, e gostaria muito de saber o motivo que leva o programa a ser o que é.

O que mais me irrita é a opinião exacerbada e exagerada dos jurados. Apresentações medianas e básicas são descritas por eles como: MARAVILHOSO, FENOMENAL, INCRÍVEL, MAGNIFICO, e todo e qualquer adjetivo mais que você possa imaginar.

A banca de "professores" querem aparecer mais que os próprios candidatos, e para isso vão desde decotes até o umbigo até uma enrolação de mais de 2 minutos para proferir um simples voto. E nesse circo vemos: Dancinhas, subidas ao palco, rasgação de seda entre a própria banca, etc.

O ponto é: Cadê o foco?

Eu sempre quis escrever minha crítica do The Voice Brasil, porém, nas poucas vezes que comentei esse assunto em minha página no Facebook não recebi nenhuma curtida (risos).

Acho que, infelizmente no Brasil a edição é uma das mais fracas e piores. Pouquíssimos monstros vocais e muita enganação e glitter.

E vocês, concordam comigo? Deixem nos comentários!

Vou indicar pra vocês alguns dos melhores candidatos de programas musicais espalhados pelo mundo aos quais eu tenho muito carinho e, com certeza, todos os vídeos baixados em 720p e bem guardadinhos na minha HD.

Espero que gostem e apreciem!

Ella Henderson's performance - Cher's Believe - The X Factor UK 2012:


Max Milner performs 'Lose Yourself' / 'Come Together' - The Voice UK - Blind Auditions 1 - BBC One:


Midas Whale: "Folsom Prison Blues" - The Voice Highlight:

E mais dois links para vocês acessarem:
Dez Duron - Feeling Good (Michael Bublé Cover)

Melanie Martinez - Toxic (Brintey Spears Cover)



Nenhum comentário:

Postar um comentário