sábado, 20 de dezembro de 2014

Um Livro e um Filme

Olá! Hoje a dica de filme é: Cinema, Aspirinas e Urubus




                                                


Cinema, Aspirinas e Urubus se passa no no Nordeste brasileiro. Johann é um alemão que veio para o Brasil para não lutar na 2ª Guerra Mundial e por aqui ele roda o interior do país com seu caminhão vendendo Aspirinas que na época era lançamento. No Nordeste, Johann conhece na beira da estrada Ranulpho que quer ir para o Rio de Janeiro para ter uma vida melhor, mas que acaba trabalhando como ajudante para Johann, que por coincidência começou sua rota do Rio de Janeiro.

De cidadezinha a cidadezinha os dois vão promovendo a venda das Aspirinas por meio de um filme, exibido em um telão, assim as pessoas se reuniam e viam aquilo como se fosse um cinema, pois para muitos aquilo era novidade, o que resultava em boas vendas.

É um filme muito bom, mas creio que não deve agradar muita gente pois tem horas que é bem parado. Eu particularmente gosto de filmes brasileiros e esse eu achei muito bem feito além de ser interessante, pois com ele a gente conhece um pouquinho da história da Aspirina, que era vendida como se fosse algo milagroso, e é claro que também tenta mostrar nosso Nordeste como ele é e suas dificuldades.

Em um momento no filme, Ranulpho comenta que no Brasil nem guerra chega, aí então Johann responde falando que pelo menos bombas não caem do céu, uma visão otimista em relação ao Brasil e ao Nordeste mas ao mesmo tempo triste pois retrata a realidade na época da guerra.

Aqui vai o trailer do filme:

E o livro da semana, assim como no filme conta com uma personagem também nordestina e sonhadora igual a Ranulpho, já no incicio da trama ela vai morar no Rio de Janeiro, lugar em que Ranulpho também gostaria de morar. O livro já é bem conhecido pelo público brasileiro, inclusive li ele pela primeira vez faz muitos anos na escola. Bom chega de mistérios, o livro é:

A Hora da Estrela - Clarice Lispector



A história é narrada por Rodrigo S.M, que além de ser narrador, em certos momentos também é personagem, pois no inicio da trama ele mostra seus sentimentos e reflexões. O autor não começa já descrevendo a personagem principal Macabéa, mas vai apresentando ela aos poucos.
Macabéa é nordestina, e foi criada por sua tia desde a morte de seus pais, a protagonista não é muito inteligente, apesar disso consegue se se formar num curso de datilografia. Sua tia decide ir morar no Rio de Janeiro e a leva junto, lá ela consegue trabalho de datilógrafa.
Então surge Olímpio, também nordestino, metalúrgico, por quem Macabéa se apaixona, porém o mesmo não acontece com ele mas mesmo assim namoram e assim vai caminhando a história que vou parar por aqui pra não dar spoiler!

É um livro pequeno, não é um dos melhores livros que eu já li mas me lembra muito a época da escola, em que tive que ler obrigatoriamente para se fazer um resumo depois, porém ele foi um dos que gostei na época. É um romance um tanto quanto dramático, pra quem gosta deste estilo deverá gostar da história, aconselho sim a quem nunca leu dar uma lida, acho bem difícil pois muitos já conhecem A Hora da Estrela.

O livro tem um filme baseado nele, já antigo. Aqui vai um pedacinho:


E aí gostaram da dica da semana? Deixe sua opinião nos comentários, até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário